top of page

Modalidades Terapêuticas

Equoterapia

Método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais. PRATICANTE DE EQUOTERAPIA é o termo utilizado para designar a pessoa que realiza atividade equoterapêutica.

 Nesta atividade, o praticante participa de sua reabilitação, na medida em que interage com o cavalo. O cavalo é utilizado como recurso terapêutico, sendo um facilitador no processo terapêutico.

Esta atividade exige a participação do corpo inteiro, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da força muscular, relaxamento, conscientização do próprio corpo e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio.

Os principais benefícios da equoterapia são: melhora do equilíbrio e da postura, desenvolvimento da coordenação motora, estimulação da sensibilidade tátil, visual e auditiva, melhora do tônus muscular, aumento da força muscular, além de facilitar a interação social, desenvolvimento da motricidade fina, estimulação do funcionamento dos órgãos internos e aumento da autoestima e da autoconfiança, Estimulação do afeto, devido ao contato com um animal. Promove a sensação de bem-estar.

IMG_9664.JPG

Equitação

A equitação no geral é procurada por pessoas que gostam do contato com o cavalo, por esporte e/ou por indicação de algum profissional, sem cunho terapêutico.

A equitação é uma modalidade esportiva que traz grandes benefícios ao corpo e a mente.

O exercício sobre o cavalo é um processo novo a cada dia, com aprendizados sobre a postura, a coordenação, o equilíbrio, entre outros, a partir desse processo contínuo e que se renova, o praticante mantém-se sempre alerta sendo assim, a equitação um excelente exercício de memória.

O relacionamento que os praticantes estabelecem com o cavalo, sentimentos de confiança e cuidado são repassados às relações sociais. A equitação exige controle e domínio, fazendo com que o cavalo respeite os comandos, alcançando esses controles o ser humano se sente mais preparado a enfrentar os desafios do dia a dia.

IMG_9780.JPG

Hidroterapia

 É um recurso da fisioterapia que utiliza as propriedades da água na prevenção e no tratamento de diversas patologias. Consiste na realização de exercícios específicos em piscina coberta e aquecida, visando obter uma melhor e mais rápida recuperação do paciente.

IMG_0047.jpg

Natação Adaptada

É método esportivo, o qual abrange o atendimento de pessoas com deficiências físicas, visuais e intelectuais, tendo como conteúdo as valências físicas da natação. Buscando a melhora do condicionamento físico, habilidade e coordenação motora, reconhecimento de regras e limites, assim como o bem estar social e psíquico.

IMG_9896.jpg

Atendimentos Ambulatoriais

Os atendimentos ambulatoriais oferecidos pela ACALENTO incluem fisioterapia, terapia ocupacional, psicologia, pedagogia, fonoaudiologia, bem como atividades físicas, acontecem de maneira individual ou em grupo, utilizando técnicas específicas com objetivos preestabelecidos, visando melhora na função e qualidade de vida do indivíduo.

9851.jpg

Terapia PediaSuit

O método PédiaSuit  é uma abordagem terapêutica para indivíduos com distúrbios neurológicos que afetam o desenvolvimento motor e/ou as funções cognitivas, se utiliza de várias ferramentas, dentre elas a utilização de uma órtese dinâmica denominada suit. É composta por touca, colete, short, joelheiras e calçado adaptado, associados a um sistema de elásticos ajustáveis, ao quais criam uma unidade de suporte restabelecendo o correto alinhamento postural e descarga de peso, que são fundamentais para normalização do tônus muscular, função sensorial e vestibular, permitindo assim a realização de movimento e função de maneira mais adequada possível.

Esta abordagem também lança mão da utilização das gaiolas funcionais que compõem sistemas de elásticos, roldanas e de suspensão os quais possibilitam maior versatilidade as atividades.

A terapia com o uso do Protocolo Intensivo PédiaSuit é baseado em três princípios: efeito da suit, terapia intensiva diária por 1 mês e a participação ativa do paciente, sendo assim o Protocolo consiste em 80 horas de terapia intensiva, 5 vezes na semana, por 4 horas diárias, durante 4 semanas. Após essas quatro semanas acontece o período de manutenção que consiste em 12 horas de terapia durante duas semanas, podendo acontecer por 3 dias semanais de 2 horas de terapia ou 2 dias semanais com 3 horas de terapia diária, essa manutenção é um ‘descanso’ ativo, antes de se iniciar um novo protocolo intensivo.

Desta maneira a terapia intensiva PédiaSuit tem o propósito de educar o cérebro para reconhecer padrões de movimento corretos e atividade muscular adequada, ao mesmo tempo que ganha força muscular, favorecendo assim o desenvolvimento neuromotor.

IMG_9678.JPG
bottom of page